segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Saudade...


Hoje acordei com saudade. Mas não sei saudade de quê. Sabe quando parece que tá faltando alguma coisa? Então... Aí fui olhar uns poemas e acabei achando um soneto do Fernando Pessoa que me fez pensar:

"Eu amo tudo o que foi

Tudo o que já não é

A dor que já não me dói

A antiga e errônea fé

O ontem que a dor deixou

O que deixou alegria

Só porque foi, e voou

E hoje é já outro dia."

É como se ele traduzisse o meu sentimento, porque pra mim saudade nada mais é do que lembrar com carinho tudo o que a gente já viveu. Recordar momentos, sentimentos, pessoas... Querer reviver alegrias, tentar mudar as tristezas... Às vezes até lembrar de algo que nos magoou e perceber que aquilo nem foi tão ruim assim, ou ver o quanto nos fez crescer... Segundo Carlos Drummond de Andrade, “Também temos saudade do que não existiu. E dói bastante.” Não é mesmo? Pensar em como seria se tivéssemos tomado rumos diferentes, ter feito alguma coisa que a gente deixou passar lá atrás... Nossa, quanta nostalgia! Mas é tão bom lembrar! Fazer um balanço da vida e ver se dá pra ser melhor. Saudade de quem a gente foi e já não é mais. Saudade da infância, de brincar na rua, de ganhar colo... Saudade de banho de chuva, de assistir sessão da tarde... Saudade, saudade... Quanta saudade! É, acho que tô ficando velha... Hehehehe... Mas tá bom assim. Alguém disse um dia que “A saudade é a maior prova de que o passado valeu a pena.” E é verdade! Eu sei que um dia eu vou estar sentindo saudade dessa fase que eu estou vivendo agora. Das preocupações, das angústias, mas também dos amores, dos amigos, e das festas que a gente faz junto. E assim eu vou levando... Sonhando, lembrando, sentindo saudades, mas, principalmente, vivendo! Porque, segundo Vinícius de Moraes:

“Quem já passou por essa vida e não viveu

Pode ser mais, mas sabe menos do que eu

Porque a vida só se dá pra quem se deu

Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu...”

Vamos viver! E aproveitar cada instante para podermos lembrar lá na frente de como fomos felizes!!!

Nenhum comentário: